Seguidores

PONTO, ROCOCÓ, ROSETA, MOSCA, CADEIA, ARESTA, MARGARIDA, HASTE...

PONTO NÓ FRANCES
Puxe a agulha no lugar onde será feito o ponto, mantenha a linha presa com o polegar esquerdo e enrole a linha duas vezes na agulha com em A. Ainda mantendo a linha presa firmemente, gire a agulha para trás ao ponto de partida e introduza-a bem junto ao lugar de onde saiu à linha (veja a seta). Passe a agulha para o avesso do tecido e arremate no caso de um nozinho só, ou passe para o lugar onde será feito o ponto seguinte, como em B.


PONTO ROCOCO




Faça um Ponto Atrás do tamanho do Ponto Rococó desejado trazendo a ponta da agulha para o mesmo lugar de onde ela saiu antes, não puxe a agulha toda. Enrole a linha ao redor da ponta da agulha tantas vezes quantas forem necessárias para igualar o espaço do Ponto Atrás. Mantenha o polegar esquerdo sobre a linha enrolada e puxe a agulha; ainda mantendo o polegar sobre a linha enrolada, vire a agulha para o mesmo lugar onde havia sido introduzida (veja a seta) e introduza-a no mesmo lugar (A). Puxe a linha até o Ponto Rococó ficar reto sobre o tecido. Use uma agulha de fundo pequeno para permitir sua passagem através da linha enrolada.


 PONTO ROSETA



Puxe a agulha na ponta direita da linha superior, passe a linha para o lado esquerdo do desenho e mantenha-a presa com o polegar esquerdo, introduza a agulha na linha superior a uma pequena distância de onde saiu e puxe-a logo acima da linha inferior, passando a linha por baixo da ponta da agulha (A), e então passe a agulha por baixo da linha superior (B) sem apanhar o tecido. Este ponto pode ser usado para florzinhas se trabalhado ao redor de um círculo, ou para barrinhas quando feito em linha reta.


PONTO MOSCA





Puxe a agulha no alto à esquerda e prenda a linha com o polegar esquerdo; introduza a agulha à direita no mesmo nível a uma pequena distância de onde a linha saiu e faça um pontinho para baixo em direção ao centro com a linha abaixo da agulha. Puxe a agulha e introduza-a novamente abaixo do ponto, no centro (A) e puxe-a em posição para o ponto seguinte. Este ponto pode ser feito individualmente ou em carreiras horizontais (A) ou verticais (B).


PONTO CADEIA

Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu à última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha.
Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu à última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha.


PONTO MARGARIDA



Faça este ponto com o Ponto de Cadeia (A), mas prenda cada laçada com um pontinho (B). Este ponto pode ser feito individualmente ou em grupos para formar pétalas de flores.


PONTO ARESTA



Fig. A - Puxe a agulha no centro superior do desenho, mantenha o fio para baixo com o polegar esquerdo, introduza a agulha um pouco à direita no mesmo nível e faça um pontinho para baixo até o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. A seguir, introduza a agulha um pouco à esquerda no mesmo nível e faça um ponto para o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. Faça estes dois movimentos alternadamente. Fig. B - Mostra o Ponto de Aresta Duplo, no qual dois pontos são feitos para a direita e para a esquerda alternadamente.
PONTO PÉ DE GALINHA


Este ponto consiste de três Pontos Retos de tamanho igual, partindo do mesmo lugar central - A. Puxe a agulha em A e faça um ponto Reto até B. Puxe a agulha novamente em A e faça outro Ponto Reto até C. Repita novamente em D e puxe a agulha em E para começar os seguintes três pontos. O ponto Central segue a linha do desenho. O ponto pode também ser trabalhado em tecido para bordado sobre fios contáveis.



PONTO PÉTALA


Puxe a agulha em A e faça um ponto inclinado até B. Puxe a agulha em C e faça um ponto inclinado até D. Puxe a agulha em E, em continue a trabalhar pontos alternados em cada lado desta maneira, até preencher levemente o desenho. Quando este ponto é empregado, há geralmente um contorno de Ponto de Haste ou Ponto Cadeia ao redor do desenho.


PONTO MATIZ


Este ponto que tem forma do Ponto Cheio é freqüentemente usado para encher um desenho considerado muito grande ou muito irregular para ser coberto com Ponto Cheio. É também usado para dar o efeito sombreado. Na primeira carreira, os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguinte são feitos de maneira a dar ao trabalho uma superfície uniforme e macia. O diagrama mostra como o efeito da matiz e sombra pode ser conseguido.
PONTO CHEIO


Borde como se fossem Pontos Retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama. Se preferir faça primeiro um enchimento de Ponto de Alinhava ou de Ponto Cadeia por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.



CORDONÊ
Puxe os fios soltos em A e prenda-os com o polegar esquerdo, e então, puxe a agulha com a linha em A e faça pequenos Pontos Cheios bem unidos sobre fios soltos, seguindo a linha do desenho. Para arrematar, passe os fios soltos para o avesso do tecido. Este ponto parece um cordão fino e é muito útil para bordar hastes e contornos delicados.


PONTO PEQUINÊS


Faça o Ponto Atrás normal e então entrelace-o com linha da mesma cor ou diferente. O ponto é mostrado aberto no diagrama, mas as laçadas devem ser puxadas levemente ao serem feitas.



PONTO HASTE


Trabalhe da esquerda para a direita fazendo pontos levemente inclinados, regulares, ao longo da linha do desenho. O fio sai sempre à esquerda do ponto anterior. Esse ponto é usado para hastes de flores, contornos etc. Pode também ser usado como uma cobertura; carreiras de Ponto de Haste feitas bem juntas dentro de um desenho até cobri-lo completamente.


Ponto Atrás





Puxe a agulha na linha do desenho e então faça um ponto para trás através do tecido. Puxe a agulha novamente um pouco à frente do primeiro ponto, faça outro ponto para trás. Introduzindo a agulha no mesmo lugar de onde saiu no último ponto.