PONTO NÓ FRANCES
Puxe a agulha no lugar onde será feito o ponto, mantenha a linha presa com o polegar esquerdo e enrole a linha duas vezes na agulha com em A. Ainda mantendo a linha presa firmemente, gire a agulha para trás ao ponto de partida e introduza-a bem junto ao lugar de onde saiu à linha (veja a seta). Passe a agulha para o avesso do tecido e arremate no caso de um nozinho só, ou passe para o lugar onde será feito o ponto seguinte, como em B.
PONTO ROCOCO
Faça um Ponto Atrás do tamanho do Ponto Rococó desejado trazendo a ponta da agulha para o mesmo lugar de onde ela saiu antes, não puxe a agulha toda. Enrole a linha ao redor da ponta da agulha tantas vezes quantas forem necessárias para igualar o espaço do Ponto Atrás. Mantenha o polegar esquerdo sobre a linha enrolada e puxe a agulha; ainda mantendo o polegar sobre a linha enrolada, vire a agulha para o mesmo lugar onde havia sido introduzida (veja a seta) e introduza-a no mesmo lugar (A). Puxe a linha até o Ponto Rococó ficar reto sobre o tecido. Use uma agulha de fundo pequeno para permitir sua passagem através da linha enrolada.
PONTO ROSETA
Puxe a agulha na ponta direita da linha superior, passe a linha para o lado esquerdo do desenho e mantenha-a presa com o polegar esquerdo, introduza a agulha na linha superior a uma pequena distância de onde saiu e puxe-a logo acima da linha inferior, passando a linha por baixo da ponta da agulha (A), e então passe a agulha por baixo da linha superior (B) sem apanhar o tecido. Este ponto pode ser usado para florzinhas se trabalhado ao redor de um círculo, ou para barrinhas quando feito em linha reta.
Puxe a agulha no alto à esquerda e prenda a linha com o polegar esquerdo; introduza a agulha à direita no mesmo nível a uma pequena distância de onde a linha saiu e faça um pontinho para baixo em direção ao centro com a linha abaixo da agulha. Puxe a agulha e introduza-a novamente abaixo do ponto, no centro (A) e puxe-a em posição para o ponto seguinte. Este ponto pode ser feito individualmente ou em carreiras horizontais (A) ou verticais (B).
PONTO CADEIA
Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu à última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha.
Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu à última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha.
PONTO MARGARIDA
Faça este ponto com o Ponto de Cadeia (A), mas prenda cada laçada com um pontinho (B). Este ponto pode ser feito individualmente ou em grupos para formar pétalas de flores.
PONTO ARESTA
PONTO MARGARIDA
Faça este ponto com o Ponto de Cadeia (A), mas prenda cada laçada com um pontinho (B). Este ponto pode ser feito individualmente ou em grupos para formar pétalas de flores.
PONTO ARESTA
Fig. A - Puxe a agulha no centro superior do desenho, mantenha o fio para baixo com o polegar esquerdo, introduza a agulha um pouco à direita no mesmo nível e faça um pontinho para baixo até o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. A seguir, introduza a agulha um pouco à esquerda no mesmo nível e faça um ponto para o centro, conservando a linha por baixo da ponta da agulha. Faça estes dois movimentos alternadamente. Fig. B - Mostra o Ponto de Aresta Duplo, no qual dois pontos são feitos para a direita e para a esquerda alternadamente.
Este ponto consiste de três Pontos Retos de tamanho igual, partindo do mesmo lugar central - A. Puxe a agulha em A e faça um ponto Reto até B. Puxe a agulha novamente em A e faça outro Ponto Reto até C. Repita novamente em D e puxe a agulha em E para começar os seguintes três pontos. O ponto Central segue a linha do desenho. O ponto pode também ser trabalhado em tecido para bordado sobre fios contáveis.
Puxe a agulha em A e faça um ponto inclinado até B. Puxe a agulha em C e faça um ponto inclinado até D. Puxe a agulha em E, em continue a trabalhar pontos alternados em cada lado desta maneira, até preencher levemente o desenho. Quando este ponto é empregado, há geralmente um contorno de Ponto de Haste ou Ponto Cadeia ao redor do desenho.
Este ponto que tem forma do Ponto Cheio é freqüentemente usado para encher um desenho considerado muito grande ou muito irregular para ser coberto com Ponto Cheio. É também usado para dar o efeito sombreado. Na primeira carreira, os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguinte são feitos de maneira a dar ao trabalho uma superfície uniforme e macia. O diagrama mostra como o efeito da matiz e sombra pode ser conseguido.
Borde como se fossem Pontos Retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama. Se preferir faça primeiro um enchimento de Ponto de Alinhava ou de Ponto Cadeia por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.
CORDONÊ
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.
CORDONÊ
Puxe os fios soltos em A e prenda-os com o polegar esquerdo, e então, puxe a agulha com a linha em A e faça pequenos Pontos Cheios bem unidos sobre fios soltos, seguindo a linha do desenho. Para arrematar, passe os fios soltos para o avesso do tecido. Este ponto parece um cordão fino e é muito útil para bordar hastes e contornos delicados.
Faça o Ponto Atrás normal e então entrelace-o com linha da mesma cor ou diferente. O ponto é mostrado aberto no diagrama, mas as laçadas devem ser puxadas levemente ao serem feitas.
PONTO HASTE
Trabalhe da esquerda para a direita fazendo pontos levemente inclinados, regulares, ao longo da linha do desenho. O fio sai sempre à esquerda do ponto anterior. Esse ponto é usado para hastes de flores, contornos etc. Pode também ser usado como uma cobertura; carreiras de Ponto de Haste feitas bem juntas dentro de um desenho até cobri-lo completamente.